JOGOS VORAZES - EM CHAMAS - A ESPERANÇA

Postagem dupla. Para melhor entender: li os dois últimos livros da trilogia JOGOS VORAZES um atrás do outro sem dar tempo para fazer a postagem do segundo (EM CHAMAS). Assim essa é um postagem diferente e especial; pois há muito tempo não lia uma história que termina de uma maneira bem amarga se compararmos com a maioria das publicadas hoje em dia.


EM CHAMAS

Após vencer a última edição dos Jogos Vorazes juntamente com Peeta, Katniss (e eu) achava que todo o pesadelo acabaria, que todos acreditavam no seu relacionamento com Peeta. Mas estava bem enganada. Quando menos espera é ameaçada pelo presidente Snow, já que sua triunfal vitória e a suposta paixão acenderam alguns focos de revolta em alguns distritos. Assim quando se dá conta, está novamente na arena em uma edição especial dos Jogos Vorazes: só os campões participam. Novos personagens são apresentados e passei boa parte do livro tentando adivinhar de que lado estavam. E as aparências realmente enganam. Com o risco de morrer bem mais próximo do que na última edição dos jogos, Katniss e Peeta têm que confiar nos outros jogadores, mas mal sabem que um plano é arquitetado pelas suas costas. O final é surpreendente já que eu não esperava a "ajuda" daqueles que estavam dados como derrotados. Como todo segundo volume de um trilogia, EM CHAMAS não supera o primeiro, mas traz novidades e prepara o terreno para o grande final. Acho que quando adaptarem este para o cinema, deverão amenizar a violência (bem mais presente do que no primeiro) ou então aumentar a faixa  etária para o filme. Mas ainda é um bom livro, que prende sua atenção e te surpreende a cada capítulo.

A ESPERANÇA

Bom agora este reles blogueiro que lhes escreve vai fazer uma confissão: nunca na minha vida li um livro que teve um desfecho tão triste e revoltante como este. Era realmente necessário que Suzanne Collins matasse um personagem tão importante? Sei que muitos escritores mostram sua qualidade quando têm total controle de sua história, e não seus leitores (vide J. K. Rowling, J. R. R. Tolkien, Sir Arthur Conan Doyle e outros). Mas mesmo assim fiquei com uma sensação estranha quando terminei de ler este capítulo final. Após ser resgatada pelo Distrito 13 na edição especial dos Jogos Vorazes, Katniss vai tentar de todo jeito resgatar Peeta que foi pego pela Capital, sendo usada mais uma vez como propaganda. Isso mesmo agora a garota em chamas é o tordo, símbolo da revolução que toma conta de toda Panem, e deve literalmente posar para câmeras enquanto encena batalhas. Gale se mostra mais indiferente do que nunca (na verdade nunca gostei dele, só estava lá pra estragar as coisas entre Katniss e Peeta), conhecemos mais sobre Finnick e vemos como ele sofreu na mão do presidente Snow. Como já disse com uma tragédia pouco antes do desfecho, o livro encena a trilogia com um gosto amargo na boca, mas passa uma mensagem muito clara e bem verdadeira: não importa se um líder rebelde derruba um governante autoritário, ele sempre acaba se tornando como o anterior. Isso é verdade pois mais que pareça mentira, o poder sempre sobe nas mentes de governantes e estes sempre se colocam acima dos outros. Mas apesar de tudo é um ótimo livro, um desfecho merecido por essa história tão bem criada e mantida. Que venham os filmes!!!!

19 comentários:

  1. sinceramente, achei um final melhor do que esperava na metade do filme. Desde o começo não gostei da Coin e não queria que os rebeldes ganhassem a guerra... mas também não curtia o Snow ( o próprio satã, né?)...
    Achei que o que salvou o livro foi o final semi-feliz, que obvio que chorei bastante!...

    ResponderExcluir
  2. O final me cativou também, pois quantas histórias hoje em dia tem a coragem de mostrar algo tão triste como o que aconteceu com a Katniss? E foi isso que me fez gostar mais da trilogia.

    ResponderExcluir
  3. o que aconteceu com a Katniss?Me disseram q ela pegou fogo...

    ResponderExcluir
  4. Katniss não gosta do peeta e isso que eu entendi? Ou ela gosta dele??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Anônimo, ela gosta sim, mas amava sua irmã acima de tudo e o desfecho que o livro teve a traumatizou muito.

      Excluir
  5. A trilogia é ótima!! E, apesar das mortes e de momentos muito tristes, acho que o final não poderia ser melhor. Me emocionei muito com toda a serie e principalmnente com o final de Katniss e Peeta juntos e com família.

    ResponderExcluir
  6. gente a katniss ficará com quem???????
    com o petta ou com gale??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. peeta... O Gale eh um maneh!!!

      Seu final foi digno de um covarde, pois depois q ele descobriu q contribuiu imdiretamente pra morte de Prim e ele preferiu fugiu da vida d Katniss

      Excluir
  7. cara isso e muito emocionante o filme e otimo dos jogos vorazes em chamas vai melhor ainda ansioso para que chegui 2013 e estrei o filme em chamas

    ResponderExcluir
  8. cara gostei muito do filme ele me emocionou muito quando sair em chamas vai ser mais emocionante ainda agora quando sair em chmas vai ser mais emocionate ainda mais so em 2013 mais nos estaremos esperando certo

    ResponderExcluir
  9. Hoje eu terminei de ler A Esperança e estou acho que essa noite não dormirei direito, não sei, mas não estou acostumado com esse tipo de final, o livro intitulado de "A Esperança" me dava esperanças de um final feliz com todos "bons" derrotando os "maus", mas quem é bom e quem é mau? Essa história é uma ficção, mas que retrata fielmente a crueldade que pessoas podem fazer ... e não restam dúvidas quanto os vitoriosos(tributos e rebeldes) votam para a criação de mais um Jogos Vorazes, agora com a sangue de cidadãos da capital. Enfim, tudo isso triste e horrível, mas ainda assim me sentia indiferente a história, até o memento em que percebo que a Prim morreu assim como muitos outros personagens de quem eu gostava, desde a "Cara de Raposa" no primeiro livro, até o finnick e por fim a Prim, não consigo imaginar tamanha abismo que existe na mente da Katniss, é simplesmente louco pensar em algo assim, mas no fim você pensa que aquilo tudo nada mais é do que a realidade humana, a realidade da guerra e que por mais que seja uma ficção é tudo baseado na nossa própria história, assustador.
    Realmente concordo que foi um final triste e revoltante, acho que só não estou chorando agora porque estou na frente dos meus pais haha, pelo menos acredito que a Katniss e o Peeta fizeram valer a pena sobreviver, e por fim se permitiram ter filhos e levar uma vida em paz.
    Bom é isso, desculpe fazer esse texto gigante, mas é porque eu preciso escrever o que estou sentido haha, estou meio que tentando fazer a ficha cair sobre o final dessa história incrível

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo Tiago .s.S., o livro me deixou do mesmo jeito, e você disse tudo dá vontade de chorar, e não fique acanhado com o tamanho do comentário, pois neste caso quanto maior melhor.
    Obrigado por visitar A TOCA.

    ResponderExcluir
  11. Mto bom esse site vlw por ter postado isso...

    ResponderExcluir
  12. Em resposta ao Tiago .s.S.

    Eu terminei ontem o livro, e realmente.. não consegui dormir direito. Sei lá, mas é um final para se digerir.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo o filme e a trilogia....esse filme é pra sii refletir i entender,estou subitamente viciada em Jogos vorazes...... amooo muitoo fiz tds os meus amigos assistirem e tds viraram fãs assim como eu... nn vejo a hora de estreiar JOGOS VORAZES A ESPERANÇA.... :D

    ResponderExcluir
  14. Tirando o primeiro livro os outros dois só foi confusão! Teve ou não teve o ultimo jogos vorazes? Ganhou na votação, nunca imaginei depois de tudo que Katniss passou nas arenas fosse votar a favor a mais Crianças morrerem, pq não importa q são da Capital eram crianças tbém. O q Katniss fez nos últimos dois livros??? Nada! Gostava do Peeta ou Gale??? É isso ai, nada explicado só um monte de pergunta sem resposta e dois livro sem sal, muito sem graça, mais para um documentário de guerra.

    ResponderExcluir
  15. Eu acabei ontem, mas ainda não consegui entender direito. A Coin é má? O Snow é bom? Os dois são terríveis? Muitas perguntas, o final chocante de Prim, Finnick... No final ela acaba com Peeta, e o Gale desaparece,.. Como assim?? Claro que ela tinha que fica com o Peeta, ela ama ele, mas porque o Gale sumiu e nem deu mais notícias? A trilogia é incrível, mas me tocou muito, e é impressionante como ela, Suzanne, consegue misturar romance, guerra, tristeza, em apenas um livro. Nossa.

    ResponderExcluir
  16. então a Katniss e o Peeta ficam juntos no final?

    ResponderExcluir
  17. Li o primeiro dei um tempo. E depois "em chamas" e a "esperança" em seguida nossaaaaaa q q é isso??? Oo vai ficar demais nas telonas mas fiquei sem dormir semana passada qndo terminei de ler fiquei pensando... Essa autora transmitiu sentimentos, elevou seus personagens, nossas expectativas e depois desconstruiu tudo.... Genial... Triste de doer ... FIQUEI MEGA curiosa com os finais de alguns personagens, mas eu tenho minhas teorias pra qm ainda ficou "vivo" doq aconteceu com cada um... (posto depois pra não ficar +longo) ..mas sabe, Dói mais saber ate q é exatamente numa Panem da vida q se encontra nosso planeta :/ e finais felizes não são contos de fada!

    ResponderExcluir

"QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ"