DÉCADA DE 80 - FILMES QUE MARCARAM

A década de 80 foi um período que originou inúmeros filmes que fizeram enorme sucesso na época e ainda fazem hoje, pois são representantes de uma época em que a criatividade transbordava  nas telas de cinema (diferente de hoje que é só refilmagem, refilmagem, refilmagem...). Então fiz uma listas de filmes daquela época que marcaram minha vida (mesmo eu tendo nascido na década de 90), então se vocês não concordarem com alguma coisa, por favor comentem, vou gostar de saber de suas preferências. Quanto a ordem dos filmes na lista, ela não indica preferência.


OS GOONIES


Falar dos Goonies é algo obrigatório numa lista como esta. Este filme está com honras na minha lista dos preferidos de todos os tempos. Em resumo, (para quem esteve fora do planeta nas últimas décadas) o filme trata de um grupo de jovens vizinhos que vão ter que se mudar porque os pais não tem dinheiro para arcar com os imóveis, e uma empresa deseja derrubar o conjunto habitacional. Perseguições, mapas do tesouro, piratas e gigantes deformados tornam o filme uma obra prima da década de 80. A trilha sonora da Cindy Lauper marcou a geração goonie.

CONTA COMIGO

Um dos filmes que mais reprisaram na história(exceto A LAGOA AZUL, campeão dos campeões). Trata-se de um filme de roteiro sensacional sobre um grupo de amigos que resolve viajar em busca do corpo de um adolescente desaparecido. Um filme ótimo sobre amizade.  Curiosamente, é baseado num romance do mestre do suspense, Stephen King.

OS CAÇA-FANTASMAS


Ghost Busters! Quem é que não viu? Quem não lembra da musica ou das cenas impressionantes de espectros assolando bibliotecas? Quem não lembra dos malucos, do geléia, do Zool… Muito bom. Depois vieram as continuações que não eram lá grande coisa. Mas o primeiro marcou mesmo a época.


A HISTÓRIA SEM FIM

Muito bom este filme. Baseado no livro homônimo. Na história um menino com dificuldades sociais se refugia num sótão com um livro misterioso. A medida em que lê, sente que o livro fala sobre ele. Uma história muito interessante e inteligente sobre fabulas, reinos de fantasia, heróis e dragões peludos com cara de cachorro. Também teve continuações infelizes.

GREMLINS

Quem não se sentiu cheio de vontade de ter um Gizmo só pra si? Ele era bonitinho, fofinho e engraçadinho. Mas ele não podia ser alimentado após a meia-noite. Nem sem ser molhado. E adivinha o que acontece no filme? Isso mesmo. Ambas as coisas, isso faz com que o simpático e peludinho Gizmo dê origem a centenas de bichos horrendos que tacam o terror na cidade.

OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO
Classicaço. Este filme mostrou o deus da energia “Raiden” pela primeira vez. Muito legal este filme mesmo. Destaque para a transformação do Lo Pan e para o Beholder que habita os sujos tuneis abaixo da Chinatown. Na história, Kurt Russel é um caminhoneiro que vai parar em Chinatow e se envolve no resgate da noiva de seu amigo, raptada pelo tal mago  Lo Pan. 



CURTINDO A VIDA ADOIDADO

O rei dos filmes de adolescentes da década de 80. Este é um dos que eu mais gosto. Eu penso que este filme é o clássico insuperável de toda uma geração. Basicamete tem um tema simples. Ferris Bueller (Matew Broderick) resolve matar aula. Ele convence seu melhor amigo e sua namorada a matarem aula com ele e aí a confusão começa e não acaba mais. Destaque para a Ferrari roubada.

DE VOLTA PARA O FUTURO

Quem não se lembra de Martin McFly, do “Dr.” e até do Biff. De Volta para oFuturo conta uma história até relativamente simples, mas muito poderosa. Um cara volta no tempo e se mete em confusões. Dessa vez, o cara é um jovem adolescente, amigo de um cientista tresloucado e a maquina do tempo é um Delorean. Um filme muito bom, super bem feito e muito bem amarrado. O filme virou franquia que se estendeu até a década seguinte.

LOUCADEMIA DE POLÍCIA

Anos 80 puro, este filme era o tipo de comédia pastel onde você junta um bando de figuras e coloca esses caras em situações cotidianas e espera o resultado. O melhor sem dúvida era o sujeito que conseguia fazer barulhos bizarros. O filme virou franquia e até desenho animado.

INIMIGO MEU

Eu estou tentando evitar repetir filmes da outra lista filmes de sci-fi e filmes de extraterrestres) mas Inimigo meu marcou uma época. Muito legal ver a amizade surgir entre os eternos inimigos humanos e draks num ambiente totalmente hostil. Quem não lembra do Zamis?

A LENDA

Este é suuuuper clássico. Mais um da linha fantasia total que marcou a época. Este filme é do tempo que filme de fantasia não precisava de um crowd de cem mil guerreitros e monstros saindo na porrada em campo aberto. Ele tinha o mais assutador capetão do cinema, com os mais esplendorosos e alegórico chifres que o cinema já viu. Tom cruise jovem, unicórnios brancos e uma fotografia tão linda que está gravada na mente de uma geração inteira.

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA

Indiana Jones foi um marco dos anos 80. Os melhores filmes passaram na Sessão da Tarde. O meu preferido é “OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA”,  com os nazistas derretendo feito picolé, templos antigos na América do Sul, Egito, enfim tudo o que um filme de aventura deve ter.

UM DIA A CASA CAI

Tá aí mais um ótimo filme com o Tom Hanks. Impressionante, se é anos 80 ou era estrelado pelo Arnold, pelo Tom Cruise, pelo Eddie Murphy ou pelo Tom Hanks! Trata-se da história de um casal que se muda para uma casa antiga que vive dando problemas. Os problemas vão se agravando quando as reformas no imóvel começam. Muito bom. O melhor ator do filme, é seguramente a casa.

APERTEM OS CINTOS... O PILOTO SUMIU!

Tá aí um clássico das comédias escrachadas que se tornariam muito famosas nos anos subsequentes. O filme é uma paródia com vários filmes envolvendo desastres aéreos. E algumas cenas ficaram marcadas na minha memória, como quando uma mulher tem um surto histérico e um homem dá umas bofetadas nela para que ela recobre a consciência. Sem seguida, a câmera se move lateralmente e vemos uma fila indiana de pessoas com barras de ferro, tacos de basebol, luvas e boxe e etc esperando sua vez de esmurrar a dona histérica.

UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES

Este filme se tornou famoso graças a genialidade criativa do maquiador Rick Backer, o que fez com que o filme levasse pra casa o Oscar de melhor maquiagem. A cena da transformação se tornou cult. Em termos de história não é lá muito forte, resumindo-se a aventura de um jovem que é perseguido e mordido por um lobisomem quando viajava com um amigo pela Inglaterra. O amigo morre e ele acaba ferido. Posteriormente, ele descobre que foi “infectado” e que se tornará um lobisomem na proxima lua cheia.

SEXTA-FEIRA 13

Filmes do tipo que não pode faltar sangue eram comuns na década de 80 e 90. Inicialmente o objetivo era fazer filmes de terror sérios, mas a coisa gradualmente se tornou tão gore que alguns caíram no humor escrachado de tripas, sangue e etc. Sexta Feira 13 conta a história de Jason, um assassino serial, que é uma espécie de morto-vivo. Sua especialidade é esquartejar e matar de maneiras criativas uma série de jovens que vão para um acampamento nas marges do lago Cristal Lake. Uma curiosidade do Jason é que ele nunca aparecia correndo. Mas sempre estava andando atrás de pessoas desesperadas e subitamente aparecia na frente delas, saído de um arbusto ou de trás de uma árvore. Lotado de clichês, o filme gerou tantos filhotes quanto a série Rocky. A verdade é que a franquia de Jason não acabou. Ela atravessou as décadas de 80, e a de 90. Acredite ou não, o maníaco já foi parar até no espaço! Jason já “morreu” de todas as maniras que se pode imaginar. Ao longo dos filmes, ele já foi queimado, mutilado, bombardeado, atacado por poderes paranormais, afogado, eletrocutado, espetado de todas as formas imagináveis, derreteu no ácido, foi atropelado, enforcado, esmigalhado, e etc, mas sempre volta, com sua indefectível máscara de hockey que oculta sua face grotesca e seu facão de mais de um metro.

A HORA DO PESADELO

A hora do pesadelo seguiu nas fronteiras de Sexta Feira 13. Me parece que os produtores pegaram o mesmo publico alvo. Não tardou a surgirem discussões nerdescas entre quem seria vencedor numa luta entre Jason e o astro de A hora do espanto: Freddy Kruegger. Em A hora do pesadelo, Freddy Kruegger é um maníaco assassino de crianças que usa uma luva contendo navalhas nas pontas dos dedos. Após morrer queimado numa vingança dos pais das crianças que ele matou, Freddy não vai para o inferno. Ao contrário ele consegue habitar o universo dos sonhos. Então ele se aproveita deste poder para causar verdadeiras chacinas em adolescentes (filhos dos caras que botaram fogo nele).

OS GAROTOS PERDIDOS

Este é um filme supostamente de terror, dirigido por Joel Shumacker. Trata-se de mais um filme de vampiros. Do mesmo modo que muitos filmes deste período (como Tuff Turf e karatê Kid) a sinopse trata da mudança de um jovem para uma nova cidade. Michael e Sam mudam-se para Santa Clara, na Califórnia, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos. Os dois irmãos descobrem uma gangue de motoqueiros que está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros. Como Michael se apaixona por Star, uma destas criaturas, Sam precisa agir para salvar o irmão.

E.T. O EXTRATERRESTRE

Uma das melhores obras que o cinema blockbuster trouxe nos anos 80. Um filme de 1982, Et foi um dos maiores sucesso de bilheteria da história do cinema. A história é simples, sem deixar de ser poderosa. Na trama, um alien é esquecida na Terra e faz amizade com um terráqueo, que tenta ajudar a criatura a voltar para casa. Para atrapalhar, o governo americano quer ficar com a pobre criatura. O filme é lindo e me lembro de ter visto no cinema. No fim havia centenas de pessoas chorando. ET é tão bom que está em sexto lugar na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, uma lista elaborada pelo American Film Institute. Uma curiosidade que pouca gente sabe é que o tal comunicador construído pelo alien no filme, usando telefones e quinquilharias diversas da época, como uma sombrinha, realmente funcionava e foi desenvolvido para o filme por um especialista em tecnologia.

A MOSCA

Um remake do sucesso dos filmes B da década de 50, A mosca conta a história de um cientista que após desenvolver o revolucionário sistema de tele-transporte acaba se submetendo ao experimento. O que ele não sabia é que sem perceber uma mosca entrou com ele na cabine. Após ser desmaterializado na primeira cabine e rematerializado na segunda, o DNA dele se mistura com o do inseto e gradualmente, ao longo do decorrer do resto da película, vemos o cientista sofrer grotescas mutações até se tornar um misto de monstro e mosca gigante. Um dos sucessos mais nojentos do cinema. 

BLADE RUNNER - O CAÇADOR DE ANDRÓIDES

Um clássico entre os maiores clássicos da ficção científica. Considerado um dos melhores filmes noir, mesmo que se passando no futuro, Blade Runner conta uma história inspirada num romance de Philip K. D. O filme descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados – replicantes – utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo “mais humanos que os humanos”, os modelos Nexus-6 são fisicamente idênticos aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos. Após uma rebelião, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial - blade runners — para os caçar e “aposentar” (matar). O filme relata como um ex-blade runner – Deckard – é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima. Ao visitar Tyrell, o criador dos replicantes, Deckard conhece sua jovem assistente Rachael, que ignora o fato de que também ela é uma replicante. Rachael tem todas as memórias de uma sobrinha de Tyrell, e apoiada em suas memórias não consegue acreditar que é uma replicante. A cena em que ela é submetida a um teste Voight-Kampff e se convence desse fato é uma das mais comoventes do filme, e levanta questões filosóficas importantes. O policial Deckard se sente atraído por Rachael, sua fragilidade e sensibilidade, e se envolve com ela. Um a um os replicantes são caçados, e ao longo do filme parecem adquirir características humanas, enquanto os verdadeiros humanos que os caçam parecem adquirir, cada vez mais, características desumanas. Ao fim, as questões que afligem os replicantes acabam se tornando as mesmas que afligem os humanos. Sou fanzaço!!!

OS FANTASMA SE DIVERTEM

Adam Maitland e sua esposa Barbara são um casal residindo em Winter River, Connecticut. O casal decide entrar de férias, mas no caminho tem um acidente de carro e caem no rio. Quando voltam para casa, não se lembram de como voltaram – e quando Adam tenta traçar o caminho de volta para ponte encontra um deserto com minhocas gigantescas. Voltando para casa, os Maitland descobrem um livro intitulado Manual para os recém-falecidos, fazendo-os perceberem que morreram. Logo o casal descobre que a irmã de Barbara vendeu a casa para os Deetz, uma família de  Nova Iorque. A família é constituída do empresário Charles, sua esposa escultora Delia, e Lydia, a filha adolescente e gótica. Adam e Barbara decidem expulsar os Deetz, mas como não podem ser vistos pelos vivos, suas tentativas não surtem efeito. Decidem então ir para o mundo dos mortos atrás de ajuda, e descobrem ser um local marcado por burocracia, com uma enorme sala de espera. Após pegarem uma senha e serem chamados, são informados que têm de passar 125 anos em sua casa, e recebem um livro para aprender a assombrar. Após tentativas frustradas (que só fazem Lydia percebê-los), decidem pedir ajuda ao fantasma especializado em “exorcizar vivos” Beetlejuice.

TRON

Kevin Flynn é um criador de games que tenta entrar no Programa de Controle Mestre (MCP) da empresa de Ed Dillinger, pois seus projetos novos foram roubados pelo ganancioso empresário. Para isso ele conta com a ajuda de Alan e Lora, dois funcionários da empresa de Dillinger. Mas quando iria pôr seus planos em ação, acessando o computador dessa empresa para tentar provar que fora trapaceado, Flynn sofre um acidente com um laser desmaterializador e é transportado para dentro do MCP, onde se encontra em uma realidade virtual. Dentro do computador, ele é transformado no programa Clu e precisa se aliar à Tron (um programa de computador feito por Alan) e Yori (o programa de Lora), tentar destruir o MCP  e recuperar seus projetos. Um filme de conceito e visuais sensacionais, que eu recomendo totalmente. Esqueça a sequência, ela é um lixo.

O SEGREDO DO ABISMO

Uma equipe da marinha investiga nas profundezas, nas bordas de um abismo impenetrável, nas escuridão do oceano o desaparecimento de um submarino de guerra Americano. As suspeitas recaem sobre os russos, mas gradualmente, os cientistas descobrem seres estranhos, não hostis, que habitam as profundezas do oceano. Muito show! O filme tem ótimos efeitos especiais sendo o primeiro a usar o efeito morfing e boas interpretações do elenco.

25 comentários:

  1. Nossa que saudades dos anos 80, só filme bacana e que com o tempo até a Globo e o SBT pararam de reprisar. Ainda bem que podemos rever estes clássicos em DVD. Faltou nesta lista "Em Algum Lugar do Passado" e "A Princesa Prometida". Mesmo assim um excelente seleção de títulos esta.

    http://acervodocinema.blogspot.com
    http://memoriadasetimaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o nome de um filme que passa em um parque dos EUA (acho que é Nova York), um ex militar fica revoltado com alguma coisa e enche de bombas e armadilhas em um parque, nem a swat nem alguns soldados boinas verdes conseguem invadir o parque, tem uma repórter que ajuda ele a denunciar alguma coisa …… vcs lembram ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que e assassinato sob duas bandeiras

      Excluir
    2. the park is mine com tommy lee jones

      Excluir
  3. Galera muito bom, foram as melhores e serão as melhores decadas de todos os tempos.
    Pra mim faltou, MINHA VIDA e OLEO DE LORENZO.

    ÊÊÊÊÊÊÊ SAUDADES

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,relenbrar esses filmes epoca bõa saudades!

    ResponderExcluir
  5. Adorei relembrar todos esses filmes. Senti falta de Deu a Louca nos Monstros, era um que sempre corria pra assistir quando passava. Ótimos tempos

    ResponderExcluir
  6. Caravana da coragem!!!!

    ResponderExcluir
  7. Faltou o rapto do menino dourado!

    ResponderExcluir
  8. Tambem sou Fã dos filmes da decada de 80 , todos esses da lista e mais um punhado marcou minha infância

    ResponderExcluir
  9. todos esses filmes foram legais,mas tem um que eu gostaria de ver novamente,não me lembro bem do nome mas a história é sobre uma menina feia que com ajuda de alguém,ela fica linda e o pai ciumento atrapalha todos os namoros dela.não me lembro do nome,se alguém puder ajudar ficarei grata!

    ResponderExcluir
  10. Qual o nome de um filmw que passou na TV, nesta época, que era dividido em três partes sendo uma que militares se vêem em frente a um portal conseguindo ver do outro lado uma familia em uma casa de campo, mas, primeiramente não conseguem penetrar até que um soldado consegue passar pelo portal e é morto por uma mulher canibal. A outra parte do filme é a de um personagem que está em uma eterna fuga e cada vêz que é pego e morre, acorda em outro tempo, inclusive na alemanha na segunda guerra mundial. A ultima parte do filme se dá em um vôo de avião e durante a viagem ocorre uma tempestade quando um dos passageiros vê um ser estranho na asa da aeronave destruindo parte dela e resolve dar um tiro na criatura, o filme era mais ou mesnos isso. Gostaria de saber qual o nome!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. twilight zone : the movie, mas a primeira parte que vc citou nao e deste filme.

      Excluir
  11. Bom Anônimo nº8 (caracas essa postagem tá bombando), no momento não consigo me lembrar do nome dos filmes desta trilogia, mas lhe prometo que vou remexer os quatros cantos da web para encontrar a resposta.
    Obrigado por visitar A TOCA.

    ResponderExcluir
  12. Legais os filmes !!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo: o filme dividido em 3 partes que você mencionou parece ser No Limite da Realidade, embora eu não me lembre se ele é dividido em 3 ou 4 partes.
    Lembro de uma professora que vai parar numa casa onde um garotinho dominava todo mundo com poderes psiquícos. As outras duas partes que você mencionou (o cara que não consegue sair do loop temporal e a criatura estranha na asa do avião)batem com o filme que mencionei.

    ResponderExcluir
  14. Colega, sei que é uma lista de sua preferência, mas como são muitos filmes, talves esses que vou citar, vc esqueceu, como percebi que esqueci um monte olhando sua lista, aqui vai.

    Platoom, na minha opinião, um dos melhores filmes de guerra já gravado, pq pela primeira vez, o cinema americano mostrou o outro lado da guerra, ao contrário de Rambo por exemplo, onde os EUA representam o bem, e os vietcongos sempre com as faces ocultadas, Outra dica, agora comédia, o filme Te pego lá fora, reprisado várias vezes na globo a tarde, uma comédia única, que até hoje ninguém copiou, como vc mesmo criticou acima, refilmagem.

    Bem que eu me lembre agora é só abraço!

    ResponderExcluir
  15. Muito boa esta lista...tenho uma coletania em casa de classicos anos 80! Vou citar tres filmes que gosto muito..
    O primeiro Meus vizinhos são um terror(the burbs), com Tom Hanks.
    O segundo Quero ser grande(big),tambem com Tom.
    O terceiro Quase igual aos outros(just one of the guys).
    Adoro esses e outros classicos....escrevam mais para recordarmos!!!!!

    ResponderExcluir
  16. MUITO MASSA O FILME EU ADOREI JÁ 5 VEZES

    ResponderExcluir
  17. Qero saber se alguem lembra de um filme que conta a história de amigos adolescentes que por acidente matam uma pessoa então são julgados e presos,na cadeia passam a sofrer abuso e tambem a serem espancados,acho que e isso e é baseado numa historia real obrigada

    ResponderExcluir
  18. muito legal mesmo, faltou nesta lista, Rambo, Ruas de fogo, top gun, top secret, e outros mais.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de assistir novamente um filme antigo sobre colonia penal de adolescente infrator, não sei o nome mas foi muito bom, esse filme conta a passagem de um garoto que foi condenado a se "ressocializar " em uma fazenda penal, se não me engano foi em Massachusetts, valeu?

    ResponderExcluir
  20. Quem sabe me dizer o filme de colonia penal para adolescente antigo que retrata a historia de um adolescente infrator condenado a se ressocializar em uma fazenda na interior dos EUA se não to enganada em Massachusetts

    ResponderExcluir
  21. Faltou tmbm namorada de aluguel; a garota de rosa-choque; mulher nota 1000, entre outras obras primas dos anos 80's!!

    ResponderExcluir

"QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ"